quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Viagem para Gramado - RS

Paróquia São Pedro em Gramado-RS
Paróquia São Pedro em Gramado-RS

    Depois de ter visitado as atrações turísticas de Canela-RS, partimos para a cidade de Gramado, afinal, é muito difícil ficar sem visitar ambas cidades devido a sua proximidade.  Até a estrada que liga as duas é muito bonita, e nela podemos encontrar várias atrações.  Ao chegar a parte central, você começa a observar a forte tendência das antigas construções européias, uma bela visão para quem está acostumado com a "selva de pedra" das grandes cidades.  Por ser uma cidade pequena e turística o cuidado com os detalhes é muito bonito, desde a cabine telefônica em formato de "casa", ao parquímetro que estava entre várias flores.

Prédios em avenida em Gramado - RS
Prédios em avenida em Gramado - RS

Prédios comerciais em Gramado - RS
Prédios comerciais em Gramado - RS

Cabine telefônica em Gramado - RS
Cabine telefônica em Gramado - RS

    Sem esforço é possível encontrar a igreja de pedra, mas diferente da de Canela, esta mantém o estilo rústico inclusive em seu interior.  Na parte externa encontram-se esculturas dos 12 apóstolos e, uma escultura estilizada à São Pedro.  Ao lado da igreja, além do pequeno conjunto comercial, podemos ver a Fonte do Amor Eterno, onde casais prendem seus nomes com cadeados em sua cerca.
    Bem próximo é possível ver o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado, a construção também lembra as antigas casas alemãs, na calçada em sua frente podemos ver os nomes de artistas brasileiros famosos, escritos com suas respectivas palmas das mãos, uma alusão à calçada da fama de Hollywood.

Paróquia São Pedro em Gramado - RS

Interior da Paróquia São Pedro em Gramado - RS

Fonte do Amor Eterno em Gramado - RS

Palácio dos Festivais - Festival de Cinema de Gramado - RS

    Olhando para o outro lado da rua, encontramos a Rua Coberta, porém, não é apenas uma rua coberta, ela é composta por um "teto" verde de trepadeiras.  Passando pelo seu interior encontramos vários restaurantes, bares e lojas, mas, por ser um ponto turístico, os valores cobrados pelos estabelecimentos se tornam um impeditivo para alguns visitantes.
    Próximo do horário de almoço, olhamos os cardápios e optamos por um hambúrguer com uma boa cerveja na lanchonete do Caracol (o mesmo do chocolate), que acabou se mostrando o melhor custo benefício.  Aproveitamos também a Praça Major Nicoletti que existe ao lado da Rua, para fazer um pouco mais da digestão antes de reiniciar a caminhada.

Rua Coberta em Gramado - RS

Interior da Rua Coberta em Gramado - RS

Praça Major Nicoletti em Gramado - RS

    Antes de ter almoçado na Rua Coberta, demos uma boa caminhada pela Avenida Borges de Medeiros, para conhecer um pouco mais da cidade e observar suas construções.  Conhecemos outras praças, onde cada uma tinha uma característica especial, com temática natalina, rural, etc.
    Apesar de termos visto muita coisa, queríamos ter andado mais por outros lugares, mas haviam outros mais afastados a serem visitados.


Conjunto comercial com casas tortas em Gramado - RS

Praça Vila de Natal em Gramado - RS

Outra praça em Gramado - RS

    Embarcamos na moto e seguimos para o próximo ponto turístico que estava em nossa lista, e depois de algumas voltas, finalmente encontramos o Parque do Lago Negro.  Ele não é muito grande, porém, é muito gostoso para uma boa caminhada e esquecer a correria do dia-a-dia, contando inclusive com uma estrutura muito adequada.
    Para aqueles que não podem caminhar muito, pagando pode-se embarcar em um carrinho que passa em torno do lago, e para quem quer um pouco mais de diversão, existem alguns pedalinhos que podem ser alugados para andar por todo o lago, inclusive alguns em formato de barco pirata que cabem quatro pessoas.

Portal do Parque do Lago Negro em Gramado - RS

Pedalinhos do Parque do Lago Negro em Gramado - RS

Pedalinho Barco Pirata no Parque do Lago Negro em Gramado - RS

As flores da hortência no Parque do Lago Negro em Gramado - RS

    Após um sorvete no parque, embarcamos novamente para o próximo destino, que era o Mundo a Vapor.   Não podemos dizer que é uma atração de Gramado exclusivamente, pois como está na estrada que liga as duas, também considera-se uma atração de Canela.
    Na frente temos a simulação de um acidente ferroviário ocorrido em Paris em 1895, muito mais interessante do que somente um trem na entrada, ou seja, um prato cheio para fotos.  Mas quem acha que acaba aí, engana-se, pois no interior temos uma visita orientada onde exibem e explicam quase todos os inventos à vapor já criados pelo homem, um passeio que além de informativo, é muito divertido pois as máquinas-modelo a vapor funcionam realmente.  A entrada não é franca, mas vale cada centavo.
    No local em exibição está um relógio a vapor em pleno funcionamento, outro igual só é encontrado em Vancouver, no Canadá.   Tudo se iniciou com os irmãos Omar e Benito Urbani, que ná época ainda trabalhavam com o pai na oficina, e nas horas vagas construíam réplicas de máquinas a vapor. Como são muitas as máquinas, eu acabaria tendo que escrever quase um post completo sobre o lugar, ao invés disto, prefiro deixar minha recomendação para que visitem o lugar, ainda mais agora que foi recentemente reformado.

Fachada do Mundo a Vapor - RS

Modelo de fábrica de celulose no Mundo a Vapor - RS

Modelo de madeireira no Mundo a Vapor - RS

Rológio a vapor no Mundo a Vapor - RS

    Ao terminar nossa visita, nos dirigimos para a próxima atração da nossa lista, o Harley Motor Show, que assim como o Mundo a Vapor fica na estrada que liga as duas cidades.  Chegando ao destino, descobrimos que ele está anexo ao Museu de Cera, inclusive havia um desconto caso optássemos pela compra dos dois ingressos, então, foi o que fizemos.
    Iniciamos pelo Museu de Cera, e eu confesso que não estava tão interessado, mas ao passar pelos salões temáticos com os personagens famosos em cera, comecei a curtir bastante.  É uma experiência bastante interessante, porque você se sente transportado para a ocasião onde os personagens se encontram, mais um "prato cheio" para fotos.

Poderoso Chefão no Museu de Cera em Gramado - RS

Jack Sparrow no Museu de Cera em Gramado - RS

Mr. Bean no Museu de Cera em Gramado - RS

    Após ele, pegamos o elevador para o subsolo, para ir ao Harley Motor Show.  Para mim que gosto de motos, confesso que foi bem recompensador, afinal, poder entrar em um local onde belas motos fazem parte da decoração, foi muito legal.  Tudo é voltado para o mundo motociclístico, e para vocês terem uma idéia, até o banheiro segue essa temática.
    Para quem desconhece esse mundo das motos, é só um bar com motos bonitas, mas para quem gosta, é um deleite para os olhos.  Até uma réplica da moto usada pelo ator Peter Fonda no filme Easy Rider você encontra lá, e engana-se quem acha que só tem motos Harley, pois tive a alegria de ver de perto uma Indian Chief 1948, e destoando, um Ford F1 1951.

Shovelhead 1968 no Harley Motor Show - RS

Knucklehead 1946 no Harley Motor Show - RS

Indian Chief 1948 no Harley Motor Show - RS

Ford F1 1951 no Harley Motor Show - RS

Cadeiras do bar no Harley Motor Show - RS

    Saindo, já estava escuro e a chuva mostrava que vinha para ficar.  Como estávamos cansados, retornamos para a pousada para jantar e ter uma merecida noite de descanso, pois no dia seguinte já pegaríamos a estrada, mas desta vez o destino seria a Praia do Rosa - SC.

    Rota: Como estávamos hospedados em Canela, chegar em Gramado foi muito fácil, afinal, pode-se dizer que de uma à outra são 9 quilômetros.  Essa proximidade realmente é um facilitador para visitar as atrações de ambas, porém, se quiser visitar o portal de cada uma, vai precisar efetuar um deslocamento maior.

Clique aqui para ver no Google Maps a rota entre Canela e Gramado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário