quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Viagem para Canela - RS

Termometro na cidade de Canela-RS

Sempre ouvi sobre Canela no Rio Grande do Sul, justamente por seus atrativos turísticos, então, depois de conhecer a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, saímos de Orleans onde estávamos hospedados em direção a esta encantadora cidade, outro ponto positivo, é que está ao lado de outra cidade turística, a famosa cidade de Gramado.
    Optamos ir pela BR-101, pois tínhamos o objetivo de chegar ao destino passando pela Rota do Sol no Rio Grande do Sul, afinal, ao pesquisar por caminhos, descobrimos que esta estrada nos daria a oportunidade de conhecer um pouco das Serras deste estado.  E devo admitir que acertamos ao fazer a escolha, pois é realmente deslumbrante, porque você continua a ter contato com as lindas serras já vistas em Santa Catarina, sempre uma bela visão.  Único ponto negativo foi o calor no início da serra, pois pegamos um dia muito quente, onde até manter a viseira aberta era difícil por causa das rajadas de ar extremamente quentes.

Túnel na Rota do Sol - RS

Paisagem na serra da Rota do Sol - RS

Depois de passarmos por parte da rodovia da Rota do Sol, pois nosso destino nos obrigava a sair dela e entrar na RS-020 (passando por Tainhas), a viagem continuou muito bonita, principalmente porque o caminho nos fazia passar por dentro de uma área de preservação ambiental na RS-235.  Único ponto negativo é que quase não existem pontos de parada ou postos de combustível, ou seja, ao fazer este trajeto é bom estar com tudo em ordem e tanque cheio.  Chegando em Canela, descansamos para no dia seguinte visitar a cidade.

Quando começamos nossa visita por Canela, primeiro passamos pela Casa de Pedra e pelos chalés da Associação Canelense dos Artesãos, fechados pois era quarta-feira.  Próximo a este local pode ser visto uma antiga maria-fumaça, abandonada infelizmente, em frente a um local que parece ter sido um museu, mas continuamos andando e acabamos encontrando a simpática Praça de Canela.

Casa de Pedra em Canela - RS

Associação Canelense dos Artesãos - RS

Praça de Canela - RS

Maria Fumaça em Canela - RS

O que realmente nos deixa impressionados é a Catedral de Pedra, primeiro pelo seu tamanho, e depois pelos seus belos detalhes, uma obra de arte levantada com pedras.  Ao entrar, toda a rusticidade some, dando lugar a tranquilidade e beleza, como se a parte externa fosse um grande escudo para a parte interna.

Frente da Catedral de Pedra em Canela - RS

Lateral da Catedral de Pedra em Canela - RS

Atras da Catedral de Pedra em Canela - RS

Dentro da Catedral de Pedra em Canela - RS

Após passear pela região central da cidade, fomos conhecer outro local que estava no nosso roteiro, que era o Parque Estadual do Caracol, um local muito lindo principalmente pela bela cascata de água que pode ser vista do mirante.  Você pode chegar até bem perto da base da cascata, mas tem que estar preparado, pois vai ter que encarar uma escadaria de 730 degraus, porém, como não estávamos com disposição para isso, escolhemos ir pela outra trilha que acompanhava parte do rio (antes da queda).  O parque possui uma estrutura bem completa com restaurantes e uma pequena feira de artesanato, ou seja, um local muito gostoso de ser visitado.

Casa de Pedra no Parque do Caracol - RS

Cascata no Parque do Caracol - RS

Corredeiras da cascata no Parque do Caracol - RS

Represa no Parque do Caracol - RS

Uma das várias trilhas no Parque do Caracol - RS

Trenzinho no Parque do Caracol - RS

Após ter conhecido o parque, resolvemos ir até o Parque da Ferradura, afinal, para chegar até lá você acaba passando também pelo Caminho das Graças.  Esse caminho é muito interessante pois é possível ver várias imagens religiosas durante todo o trajeto, porém, apesar de iniciar em asfalto, sua maior parte é em estrada de chão, ou seja, necessita de maior atenção e perícia do motociclista.  Para nosso azar, acabamos chegando depois do horário de fechamento.

Igreja de pedra no Caminho das Graças - RS

Após fazer esse passeio pelos pontos turísticos, voltamos para a Pousada para descansar, afinal, no dia seguinte íamos para o nosso próximo objetivo: Conhecer os atrativos turísticos de Gramado.

Rota: Partindo de Orleans/SC, foram aproximadamente 311 quilômetros até Canela/RS. Optamos descer até a BR-101 pelas SC-446 e SC-445, pois a 101 além de estar bem conservada, nos garantiria uma quilometragem por hora maior. Outro coisa que nos motivou a seguir este trajeto, foi o fato de passar pela Rota do Sol (RS-486), rodovia que também estava em bom estado de conservação. As rodovias RS-020 e RS-235 estavam em ótimo estado de conservação. Se você ir de carro, prepare-se para pagar um pedágio bem salgado na RS-235, porém, motos não pagam.