sábado, 5 de março de 2011

Viagem a Pomerode/SC - Parte 1/3

Portal Principal da Cidade (Portal Sul)

Faltando uma semana para o “feriado de carnaval”, obtive a confirmação que não precisaria trabalhar no dia 07/03 (segunda-feira), e minha namorada também conseguiria folga do trabalho, surgindo então a oportunidade de fazer uma viagem de mais dias.  Comecei pensando em Serra do Rio do Rastro ou Beto Carreiro, mas o primeiro faz relativamente pouco tempo que fomos, e o segundo simplesmente não conseguíamos estadia (a um preço justo) próximo ao Beto Carreiro.
    Um Brother meu havia comentado de uma pequena cidade em Santa Catarina, chamada Pomerode, que ele havia visitado e gostado muito.  Pesquisei sobre ela e também gostei dos atrativos turísticos, e depois de uma boa pesquisa encontrei a Hospedaria Traumhaus que ainda havia vagas (e nos proporcionou realmente uma estadia única).  Não perdi tempo então e fiz a reserva.

Traumhaus Hospedaria

Sábado pela manhã terminamos de arrumar as malas (alforges), almoçamos mais cedo para não pegar tanto trânsito saindo de Curitiba e caímos na estrada, a tática até que deu certo na BR-376, mas na BR-101 já começamos a enfrentar as filas.  Durante todo o trajeto pegamos pontos de lentidão e trânsito parado, principalmente próximo ao acesso à Garuva e ao longo da Serra.  A vantagem é que de moto (com muito cuidado) se consegue seguir viagem, mas, o que realmente incomodava era o clima, que hora exibia um sol muito forte e hora chovia com gosto, ou seja, não escapei de ter que usar quase a viagem toda a capa de chuva.
    Só obtive a oportunidade de tirar a jaqueta da capa de chuva e a “super luva impermeável” perto de Jaraguá do Sul, que à partir deste ponto apresentou um tempo estável e com sol, e devido ao trânsito menos intenso, pudemos aproveitar bem a estrada e aquele sentimento único de viajar de moto.

Portal de Jaraguá do Sul

A rodovia entre Jaraguá do Sul e Pomerode (SC-416) é bem bonita e possui várias casas (tipicamente catarinenses) no início do trajeto, mas em seguida você chega em uma pequena serra cheia de curvas e lindas paisagens, não tiramos fotos pois o tempo ainda estava bastante úmido naquele ponto, e não havia acostamento para que pudéssemos parar e tirar fotos mais adequadas.  Um problema é que devido as chuvas intensas que antecederam nossa viagem, vários pontos da rodovia apresentavam buracos e deslizamentos que necessitavam de mais atenção.
    Chegando à cidade pude notar que a mesma se encontra em um vale, dando um aspecto (em minha opinião) bastante europeu ao lugar, e com suas casas quase coloniais e temáticas alemã na arquitetura, temos uma pequena impressão que estamos mesmo em uma cidadezinha alemã.  Uma coisa que notamos foi o clima mais quente comparado a Curitiba, e mesmo com chuva não caía tanto de temperatura, pelo menos não no tempo em que estivemos lá.

Placa turística na SC-416

Na viagem de ida percorremos aproximadamente 214 Km sendo metade deste trajeto com muito movimento, por ser feriado para muita gente, isto fez com que muitos apreciadores do litoral catarinense se "aventurassem" pela BR-101.
    Sobre as condições das estradas durante o trajeto escolhido não posso reclamar, pois na BR-376 e BR-101 por serem pedagiadas, temos um bom asfalto para rodar.  Temia somente as condições das rodovias em Santa Catarina (BR-280 e SC-416), mas estas apresentaram bom estado de conservação, exceto na serra que dava acesso à Pomerode que apesar do asfalto aparentemente novo, possuía vários pontos de deslizamento.  Como voltei quase pelo mesmo trajeto que fiz na ida, não pude constatar o estado das rodovias SC-418 e BR-470 (que dão acesso à Blumenau), mas temo não estarem em bom estado por terem um tráfego mais intenso.